A importância do adestramento | Ingred Rose - Cão Cidadão

Publicado em 08/08/2017

Método

Adestrar é ensinar o comportamento correto. O comportamento correto pode variar de animal para animal e de tutor para tutor.

O comportamento ideal, para quem tem um gato, pode ser o não ataque às pernas de humanos ou aos cachorros, necessidades na caixinha de areia e que ele não arranhe o sofá.

Já algumas pessoas não se importam com o gato afiando as unhas nos móveis ou tentando brincar com seus pés enquanto anda, comportamento comum em gatos filhotes e em outros mais velhos e mais ativos.

No caso de um cachorro, muitas vezes o comportamento indesejado está ligado a roer móveis, fazer necessidades no local errado, latir ou chorar, e puxar no passeio. Todos estes comportamentos são mais comuns em filhote e em alguns cachorros mais velhos, que não foram adestrados.

Adestrar vai muito além de ensinar comandos básicos como o “Senta”, “Pata”, “Fica” e o “Não pode”, contudo, estes são necessários para que o cão consiga entender limites, obediência e o que se espera dele quando chamada a sua atenção por um comportamento não desejado.

Nos treinamentos são utilizados comandos gestuais e verbais e, em troca do comportamento certo, o cão é recompensado com algo que deseja muito, como brinquedo, carinho ou petisco.

O adestramento tem a função de melhorar a convivência entre o pet e o tutor, já que, além de mostrar ao animal o que se espera, a atividade também ensina qual postura o tutor deve ter para que seja entendido.

Para conseguir bons resultados, todas as pessoas que fazem parte da rotina do animal devem colaborar e ter a mesma postura. O aprendizado vem devido a repetição dos treinos.

Muitos animais são abandonados devido à falta de conhecimento quanto à educação. Adestrar assim que eles chegam ao novo lar é a melhor opção para evitar problemas futuros e conseguir mantê-los cada vez mais em harmonia com a família.

 

Por Ingred Rose, bióloga, adestradora e franqueada da Cão Cidadão

Categorias

Últimas publicações



Feira pet mostra força do setor

05/10/2018 Notícias



Redes Sociais

Assine Nossa Newsletter

Receba os últimos artigos e notícias sobre pets diretamente em seu e-mail:

A revista Pet Em Foco é uma publicação da
Em Foco Mídia

A Revista Pet em Foco tem como objetivo debater e informar sobre os mais diversos assuntos voltados para os animais de estimação, com um foco maior nos cachorros.

  
Endereço: Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá - Belo Horizonte - MG
Telefones: (31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
Email: pet@emfocomidia.com.br

Pet em Foco - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SITEFOX