Alergias: por que são tão frequentes?

Publicado em 26/10/2017

 

 

Pelo bonito e limpo é uma das maiores preocupações dos donos de animais de estimação. Tosa, banho, produtos específicos e tratamentos estéticos para cães e gatos estão cada vez mais presentes na vida dos animaizinhos. Mas, por outro lado, a maior frequência de banhos pode levar os bichinhos a desenvolverem doenças dermatológicas.

Após a descoberta de alergias, é imprescindível que o dono procure um médico veterinário de sua confiança para iniciar o tratamento necessário. Ácaro, má alimentação, cio e outros fatores podem ser agravantes para o desenvolvimento da alergia.

De acordo com uma pesquisa realizada pela feira Pet South America são sete as alergias mais presentes na vida animal: sarna demodécica, que é a reprodução anormal de ácaro na pele do bicho, a sarna sarcótica, em que os ácaros alcançam a epiderme e provocam coceiras intensas nos animais e a dermatite atópica, quando há reação do sistema imunitário em contato com o alérgeno, provocando coceiras, queda de pelo e odor.

Já a dermatite alérgica à picada de pulga acontece quando as pulgas se alimentam do sangue dos animais e, com isso, ele desenvolve alergia à saliva do parasita. A piodermatite, por sua vez, ocorre quando há aumento da temperatura e da umidade da pele, o que favorece a multiplicação bacteriana.

Além disso, há também a dermatofitose, quando o fungo invade e se alimenta da queratina na pele dos animais e provoca infecção. Por último, a alergia alimentar, que é uma resposta imunológica a alguns alimentos específicos.

Caso o seu animal apresente algum sintoma, não hesite em levá-lo ao veterinário, pois somente assim haverá um diagnóstico real.

Categorias

Últimas publicações






Redes Sociais

Assine Nossa Newsletter

Receba os últimos artigos e notícias sobre pets diretamente em seu e-mail:

A revista Pet Em Foco é uma publicação da
Em Foco Mídia

A Revista Pet em Foco tem como objetivo debater e informar sobre os mais diversos assuntos voltados para os animais de estimação, com um foco maior nos cachorros.

  
Endereço: Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá - Belo Horizonte - MG
Telefones: (31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
Email: pet@emfocomidia.com.br

Pet em Foco - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SITEFOX