Como passear com seu cão sem coleira

Publicado em 22/01/2019

Passear com cachorro sem usar coleira e guia é um desejo de muitos donos. Para eles, seria mais proveitoso o bichinho andar livremente, explorando o ambiente e seus cheiros e, claro, curtir melhor o momento com o tutor. Além disso, muitos animais têm o costume de puxar a coleira e andar mais rápido, sendo difícil acompanhar seu ritmo e incomodando demais o dono. 

A questão entra com o objetivo de trazer uma reflexão para os tutores. Mesmo que os animais gostem do sentimento de liberdade provocado pela não utilização das coleiras, é preciso estabelecer até que ponto essa medida é boa para a integridade deles.

Isso porque é impossível treinar o cachorro para todas as situações que ocorrem no dia a dia. As ruas são feitas de barulhos diferentes e acontecimentos inesperados, que não podem ser imaginados nem pelo tutor e muito menos pelos cães.

Carros, ônibus, pessoas, barulhos e agitação. Essa é a realidade de uma cidade. Para nós, que já estamos acostumados, nada disso assusta, mas não se pode dizer o mesmo dos pets. Situações como essas têm a capacidade de espantá-los, principalmente os mais medrosos.

Quando um cachorro é filhote ou ainda muito jovem, ele tem um instinto de caçador muito aguçado. Essa característica, quando associada ao nível alto de energia do animal nessas fases da vida, torna-se um risco para a perda de controle do tutor sobre as atitudes tomadas pelo cão.

Fora esses riscos, tem a questão do respeito ao próximo. Por mais que seu pet seja educado, adestrado e dócil, sempre irão existir pessoas que não gostem ou tenham medo e não há nada que você possa fazer. 

Outro perigo eminente é o de fuga. Um animal que toma susto com barulhos, acidentes ou outras situações que são incomuns no seu dia a dia irá procurar um local seguro para se proteger.

Apesar de todos os pontos elencados anteriormente, o dono pode, sim, passear com o cão de maneira segura e sem o uso da coleira. Todavia, tal prática deve ocorrer em locais apropriados. Ruas, avenidas, praias ou outros lugares com muito movimento e circulação de pessoas não são indicados. Porém, praças específicas para cães são ambientes ótimos para que o animal possa socializar, conhecer novos cheiros e ter experiências incríveis.

A revista Pet Em Foco é uma publicação da
Em Foco Mídia

A Revista Pet em Foco tem como objetivo debater e informar sobre os mais diversos assuntos voltados para os animais de estimação, com um foco maior nos cachorros.

  
Endereço: Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá - Belo Horizonte - MG
Telefones: (31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
Email: pet@emfocomidia.com.br

Pet em Foco - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SITEFOX