Cuidados com a tristeza e a falta de apetite do seu cão

Publicado em 16/01/2019

Mais do que apenas uma necessidade do corpo, alimentar-se costuma ser um grande prazer tanto para nós, humanos, como também para os animais de estimação. Porém, especialmente em dias muito quentes, é normal que o cão não demonstre apetite em uma refeição ou outra, visto que a porção diária de ração é fracionada ao longo do dia, ou até mesmo se recuse a comer porque não gostou ou enjoou da ração.

Todavia, se seu cachorro olha para o pote cheio e não demonstra interesse, mesmo tendo passado da hora de comer, tente oferecer outros petiscos, ou até mesmo carne sem tempero. Se ainda assim ele não quiser, é sinal de que algo não anda bem com sua saúde.

Além disso, se ele aparentar tristeza, ficar mais sonolento e sem ânimo para brincar ou levantar quando chamado, saiba que é importante se preocupar. Isso porque, embora recusar a ração possa ser comum em cães com maus hábitos de alimentação, a falta de apetite pode ser um sintoma de diversas doenças, sendo essencial a consulta de um veterinário.

Problemas psicológicos

É importante saber que não são só problemas físicos que levam à perda de apetite canino. Os problemas psicológicos também são comuns em cães e podem fazer com que eles passem longos períodos sem comer.

Visto que o cachorro aparenta estar desanimado, pode ser que esteja passando por algum momento de estresse, por exemplo, ou está ficando menos tempo com os donos, ou ainda, fazia exercícios e passeava com frequência e hoje, talvez por falta de tempo dos tutores, o cachorro passa mais tempo sozinho.

Se esse é o caso do seu amigo, uma dica é: invista em brinquedos interativos, pois o pet se divertirá mesmo longe de seu tutor e ainda poderá comer a ração. Com essa prática ele não ficará tanto tempo em jejum.

É importante salientar que o local em que seu cachorro faz suas refeições deve estar sempre calmo e limpo. Portanto, escolha um ambiente livre de barulho e sem distrações, como outros cachorros na rua e crianças brincando. Evite até mesmo colocar o comedouro do seu cachorro ao lado da máquina de lavar, pois se ela estiver funcionando e fizer barulho na hora em que seu cachorro estiver comendo, ele pode se assustar não querer mais chegar perto do local novamente, e por isso não irá comer, mesmo com fome.

A revista Pet Em Foco é uma publicação da
Em Foco Mídia

A Revista Pet em Foco tem como objetivo debater e informar sobre os mais diversos assuntos voltados para os animais de estimação, com um foco maior nos cachorros.

  
Endereço: Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá - Belo Horizonte - MG
Telefones: (31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
Email: pet@emfocomidia.com.br

Pet em Foco - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SITEFOX