Cuidados com seu cachorro no calor

Publicado em 02/03/2018

Em dias muito quentes, procuramos aliviar a sensação de calor usando roupas mais leves, tomando banhos frios e consumindo muita água. Mesmo com todas as medidas para tentar diminuir a sensação térmica, ainda assim sofremos com as altas temperaturas. Muitas vezes, nos esquecemos do calor que nosso cachorro também sente. A pelagem que os animais possuem aumenta a sensação de calor e isso faz com que eles sofram ainda mais quando os termômetros marcam altas temperaturas.

Cachorros não transpiram e a única forma de regular a temperatura corporal é pela respiração. Em dias quentes, porém, esse mecanismo é prejudicado. O resultado é um cão ofegante, tentando intensificar a troca de calor e regular sua temperatura. O cachorro tende a ficar indisposto e com grande mal-estar nos dias ensolarados.

Parasitas como pulgas e carrapatos se proliferam em temperaturas altas. Por isso, é importante também atentar ao uso de remédios e produtos que protejam seu animal. É fundamental não deixar seu cachorro dentro de carros fechados, por menor que seja sua ausência. Veículos fechados atingem uma temperatura muito alta em um curto período de tempo, podendo até mesmo fazer seu pet perder a consciência.

Tomando esses cuidados, você ajudará seu cãozinho a passar pelo calor de uma maneira mais tranquila e, mesmo nos dias quentes, poderá desfrutar da incomparável companhia de seu melhor amigo!

 

Além de não deixar faltar água limpa e fornecer local arejado e coberto, listamos dicas e cuidados importantes para proteger seu cachorro quando fizer muito calor:

  • Evite praticar exercícios com seu cachorro em determinados horários do dia. Antes das 9h e após as 18h são os turnos ideais;
  • Os banhos e as tosas deverão ser mais frequentes;
  • Borrife água nas patas e no dorso de seu cão em momentos alternados do dia;
  • Ponha a tigela de água no freezer durante a noite, assim ele terá água mais gelada enquanto o gelo derrete no decorrer do dia;
  • Não deixe seu pet agitado. Mantenha-o calmo e não o faça realizar grandes esforços físicos, principalmente nos horários mais quentes;
  • Piscina e banho de mangueira são algumas maneiras criativas de refrescar seu cãozinho.

Categorias

Últimas publicações


Sinais de gatos felizes

30/05/2018 Matérias




Por que os cães dormem tanto?

23/04/2018 Matérias

Redes Sociais

Assine Nossa Newsletter

Receba os últimos artigos e notícias sobre pets diretamente em seu e-mail:

A revista Pet Em Foco é uma publicação da
Em Foco Mídia

A Revista Pet em Foco tem como objetivo debater e informar sobre os mais diversos assuntos voltados para os animais de estimação, com um foco maior nos cachorros.

  
Endereço: Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá - Belo Horizonte - MG
Telefones: (31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
Email: pet@emfocomidia.com.br

Pet em Foco - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SITEFOX