Cuidados especiais com seu animal doméstico no verão

Publicado em 27/11/2018

Com a chegada do verão, é preciso ter algumas precauções com os pets, principalmente com a exposição ao sol e a hidratação. Assim como as pessoas os animais de estimação também precisam se adaptar ao calor e a umidade. Pequenas alterações na rotina garantem a saúde de cães e gatos.

Por isso, essa época que exige um pouco mais de cuidados com os pets, mantendo a hidratação, vacinação e antiparasitários em dia, também é importante manter a higiene ambiental e do animal em dia. Porém, durante o verão também é mais comum a proliferação de pulgas e infestação por carrapatos. Por isso, os banhos devem ser mais controlados, pois diminuem o período de ação da maioria dos produtos usados no controle dos ectoparasitas.

O período de chuvas também aumenta a incidência de leptospirose, doença transmitida pela urina de ratos disseminada por enxurradas e alagamentos. Para prevenir essa virose o animal deve ser vacinado regularmente. Animais que vivem em casa devem ter cuidados redobrados, por exemplo, no caso de roedores que podem transitar em busca de restos de alimentos, rações e mesmo fezes dos animais. 

É importante diminuir o tamanho do pelo, mas também é preciso ter cuidado para não tosar muito curto e acabar causando queimaduras solares. No caso dos gatos, principalmente os de pelo longo, o ideal é escovar a pelagem com mais frequência.

Evite passeio em determinados horários. Alguns momentos do dia, o sol fica muito forte (de 10h às 16h), e tanto o ambiente quanto o chão estão muito quentes. Por isso, o ideal é evitar passear com o pet durante esse período. Evitando exposição intensa ao sol que reflete no chão e incide no cão ou no gato, também evitar atividade física intensa nesses horários.

Categorias

Últimas publicações



Feira pet mostra força do setor

05/10/2018 Notícias



Redes Sociais

Assine Nossa Newsletter

Receba os últimos artigos e notícias sobre pets diretamente em seu e-mail:

A revista Pet Em Foco é uma publicação da
Em Foco Mídia

A Revista Pet em Foco tem como objetivo debater e informar sobre os mais diversos assuntos voltados para os animais de estimação, com um foco maior nos cachorros.

  
Endereço: Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá - Belo Horizonte - MG
Telefones: (31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
Email: pet@emfocomidia.com.br

Pet em Foco - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SITEFOX