Dicas para acostumar cães e gatos a viverem juntos

Publicado em 18/01/2019

Alguns donos passam por um grande estresse na hora de receber um bichinho de estimação já tendo outro em casa. Quando acontece entre cães e gatos, o conflito pode ser ainda maior, dificultando uma convivência harmônica. No entanto, sabemos que isso não é impossível e, apesar de os animais agirem por instinto, é possível proporcionar uma boa convivência que pode até resultar em uma amizade entre ambos.

Como em todo relacionamento, gato e cachorro precisam se respeitar para que o convívio dê certo. Cães costumam ser brincalhões e são fortes por natureza, enquanto os gatos são observadores e calculistas com relação aos seus movimentos. Esses comportamentos coabitando merecem um olhar atento do tutor.

Tanto é possível acostumar um com o outro, como existem gatos e cachorros que são melhores amigos. Basta ver gatos que usam seus amigos cães como colchões para soneca, por exemplo. Então, para fazer com que se acostumem um com outro, o ideal é ter primeiro em mente como será essa aproximação.

A principal tática é tratá-los da mesma forma. Seu filhote irá interpretar o outro como um intruso, então tratá-lo de forma diferente pode gerar ciúmes e, consequentemente, uma reação agressiva. Depois, é preciso associar o novato a coisas boas; ao apresentá-lo, dar brinquedos, carinho e petiscos a ele é uma boa estratégia. 

Apostar em brincadeiras em lugares diferentes, como parques, também é uma boa pedida. Porém, é importante que esse passeio aconteça em um segundo momento e não na apresentação dos pequenos, pois os gatos não se sentem muito seguros em ambientes desconhecidos. Por isso, ao colocar em prática esta atividade, tenha muita atenção ao comportamento do gato. Caso ele se sinta inseguro, aborte os planos e volte para casa.

A relação de confiança pode demorar a ser construída, mas é bem provável que nasça uma linda amizade entre os dois. Na hipótese de que um dos pets tenha histórico de agressividade, é sempre recomendável a consulta de um bom adestrador.

A revista Pet Em Foco é uma publicação da
Em Foco Mídia

A Revista Pet em Foco tem como objetivo debater e informar sobre os mais diversos assuntos voltados para os animais de estimação, com um foco maior nos cachorros.

  
Endereço: Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá - Belo Horizonte - MG
Telefones: (31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
Email: pet@emfocomidia.com.br

Pet em Foco - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SITEFOX