Novembro Azul: uma causa que abraça, também, os pets

Publicado em 08/11/2017

 

 

O câncer de próstata não atinge somente seres humanos. Entre os animais de estimação, a doença aparece em maior quantidade nos cães de pequeno porte, com faixa etária elevada, aproximadamente com 9 e 10 anos de vida. Esse tipo de câncer é definido por um aumento exagerado das células da glândula prostática.

Dificuldade de defecar e urinar são os principais sintomas, justamente pela proximidade dos canais. Além disso, dificuldades de locomoção e diminuição de apetite também são sinais que merecem atenção. O primeiro passo para um diagnóstico completo é o contato com o médico veterinário de confiança para a realização dos exames de prevenção, como a palpação retal, que é indolor e dispensa o uso de anestesia. Além disso, ultrassom do abdômen, radiografia da região lombar, citologia ou biópsia da próstata também podem ser receitados.

Para a prevenção, são recomendados exames de rotina, além da castração, que é importante para evitar infecções e tumores benignos. De acordo com a Dra. Renata Setti, veterinária, estima-se que 75% dos cães adultos não castrados estão propensos a desenvolver Hiperplasia Prostática Benigna, cujos sintomas são semelhantes ao tumor.

Para o tratamento, quimioterapia e cuidados que amenizam as dores e os desconfortos são os mais recomendados, aliados a medicação e alimentação saudável. Além disso, pode ser que o médico veterinário receite laxantes, pela dificuldade que o animal terá para defecar. Os efeitos colaterais da quimioterapia não são intensos como em seres humanos e os animais tendem a uma melhor aceitação.

É importante lembrar que não se deve aguardar melhora quando algum sintoma é identificado. Quanto antes você levar ao médico veterinário e tiver a constatação da doença, mais chances o seu animalzinho terá de viver.

Categorias

Últimas publicações






Redes Sociais

Assine Nossa Newsletter

Receba os últimos artigos e notícias sobre pets diretamente em seu e-mail:

A revista Pet Em Foco é uma publicação da
Em Foco Mídia

A Revista Pet em Foco tem como objetivo debater e informar sobre os mais diversos assuntos voltados para os animais de estimação, com um foco maior nos cachorros.

  
Endereço: Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá - Belo Horizonte - MG
Telefones: (31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
Email: pet@emfocomidia.com.br

Pet em Foco - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SITEFOX