ONG atende gratuitamente cães de pessoas sem-teto

Publicado em 02/09/2020

Animais que moram em ruas de Belo Horizonte com seus tutores podem receber atendimento veterinário gratuito. A iniciativa é da ONG Moradores de Rua e Seus Cães (MRSCBeagá), que oferece alimentação e serviços de saúde e limpeza, todos os dias da semana.

O projeto surgiu em 2015, na cidade de São Paulo, depois que um fotógrafo, chamado Edu Leporo, percebeu que muitas pessoas sem-teto tinham um cão como fiel companheiro. Sabendo das dificuldades desta população, resolveu doar ração para colaborar. Pouco tempo depois, criou a ONG para conseguir mais doações e, consequentemente, ajudar um número maior de animais.

A ação, que aos poucos foi se estendendo pelo país, chegou a Belo Horizonte em 2017, mas ganhou força, nos últimos meses, durante a pandemia. De maio até agora já foram realizados mais de 1.000 atendimentos, por uma equipe que conta com 52 voluntários ativos e 92 voluntários na fila de espera.

Quem coordena a MRSC Beagá é Thiago Dester, de 36 anos. Ele conta que a organização não tem um local fixo, já que não tem recursos suficientes para se instalar. Geralmente, as atividades são realizadas pelas ruas e comunidades da capital. "Sempre paramos nossos carros em pontos estratégicos que já conhecemos e sabemos que há moradores de rua com animais", explica.

Desde o dia 13 de junho, alguns atendimentos também têm sido feitos, temporariamente, na Serraria Souza Pinto, junto com os projetos Pastoral de Rua e a Transforma BH. A ação deve permanecer por lá até o final deste ano. Além de cuidados aos animais, os tutores dos bichinhos ganham café da manhã, kit lanche, kit higiene, roupas e cobertores.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há dados de quantos cachorros e gatos vivem nas ruas da capital. Os animais soltos nas vias sem tutores próximos são recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses, gerenciado pela prefeitura. Entre janeiro e julho de 2019, foram recolhidos 1.178 cães e 704 gatos. No mesmo período de 2020, foram 940 cães e 693 gatos.

Categorias

Últimas publicações






Hercosul comemora 18 anos

07/07/2019 Notícias

Redes Sociais

Assine Nossa Newsletter

Receba os últimos artigos e notícias sobre pets diretamente em seu e-mail:

A revista Pet Em Foco é uma publicação da
Em Foco Mídia

A Revista Pet em Foco tem como objetivo debater e informar sobre os mais diversos assuntos voltados para os animais de estimação, com um foco maior nos cachorros.

  
Endereço: Rua Orozimbo Nonato, 595 - Dona Clara - Belo Horizonte - MG
Telefones: (31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
Email: pet@emfocomidia.com.br

Pet em Foco - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SITEFOX