Por que os cães dormem tanto?

Publicado em 23/04/2018

Você se levanta de manhã e seu cão vem correndo te dar bom dia com os olhos de quem estava dormindo. Começa a fazer o café da manhã e depois da alegria de te ver, ele retorna para o seu lugar e continua dormindo. Quando você volta para a casa depois de uma longa jornada de trabalho, ele continua com sono! Mas o seu cão não faz outra coisa além de dormir?

Se te tranquilizar um pouco, diremos que não é apenas o seu, todos os cães passam a maior parte de seu tempo dormindo. A pergunta é óbvia: por que os cães dormem tanto? Os cães precisam de mais tempo de sono que os humanos. Quando adultos, passarão entre 12 e 15 horas dormindo, enquanto que, quando são filhotes, eles podem chegar a dormir até 18 horas.

Isto se deve a vários fatores como, por exemplo, a idade. Quando eles vão se tornando mais idosos, precisam dormir mais, pois o peso da idade e da saúde faz com que seu corpo peça mais descanso. Outro fator é se o cão é doméstico, selvagem ou trabalhador. No caso de um cão selvagem, que vive sob ameaça e que sempre deve estar à espreita para procurar comida ou alerta ante a possível presença de um inimigo. No caso dos cães trabalhadores, seu próprio nome já diz. Eles têm um trabalho, o tempo livre deles é escasso e, normalmente, eles têm os mesmos horários marcados que o seu dono e não podem dormir tanto como gostariam.

O cão doméstico tem muito tempo livre e tende a se entediar com facilidade, por isso a melhor forma de matar o tempo é dormindo. Assim, entre a necessidade de horas de sono que por serem cães eles têm, somadas ao tédio crônico, seu cão poderá passar muito tempo dormindo.

Se você conferir que seu cão dorme mais horas que as que antes mencionamos, pode ser que ele tenha alguma enfermidade ou um sintoma de que algo não está bem. Agora, pode ser que seu cão durma a maior parte de suas horas necessárias durante o dia e te incomode com seus passeios noturnos. Há várias coisas que você pode fazer para remediar isto.

É importante que o lugar onde seu cão dorme seja confortável e que ele se sinta protegido e seguro. Deve estar em um lugar quente no inverno e fresco no verão. Se o seu cão for muito dependente de você, coloque sua cama em um lugar próximo ao seu quarto, ou se você não se importa, dentro de seu quarto.

O exercício é primordial para que o seu cão durma como um anjo ao cair da noite. Tente fazê-lo correr e brincar bem no início da noite para que, quando chegar a hora de dormir, ele esteja cansado e não demore a cair no sono. Acostume-o a jantar cedo para que ele não se deite com o estômago cheio. Digerir a comida durante a noite dificulta o sono e gera a necessidade de movimento.

Categorias

Últimas publicações



Feira pet mostra força do setor

05/10/2018 Notícias



Redes Sociais

Assine Nossa Newsletter

Receba os últimos artigos e notícias sobre pets diretamente em seu e-mail:

A revista Pet Em Foco é uma publicação da
Em Foco Mídia

A Revista Pet em Foco tem como objetivo debater e informar sobre os mais diversos assuntos voltados para os animais de estimação, com um foco maior nos cachorros.

  
Endereço: Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá - Belo Horizonte - MG
Telefones: (31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
Email: pet@emfocomidia.com.br

Pet em Foco - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SITEFOX