Saiba a importância de seu cachorro ser independente

Publicado em 06/06/2018

Quando recebemos um novo cachorro em casa, toda a atenção se volta para ele. Porém isso acaba sendo extremamente prejudicial no futuro desse cão. Um cachorro extremamente apegado ao dono acaba sofrendo muito depois, e é preciso entender que não vamos poder estar por perto 24 horas por dia. As pessoas precisam trabalhar, sair de casa, viajar etc. E esse cachorro acaba tendo que se ver longe do seu dono, de quem ele aprendeu a depender profundamente. A maneira mais saudável de criar seu cachorro é fazendo com que ele seja independente.

Acostume ele a ficar no cantinho dele. Deixe um lugar para ele, espaçoso, com tapete de fazer xixi, brinquedos, lugar para dormir e água. Alimente seu cão nesse espaço, brinque com ele lá e quando chegar em casa não vá soltando ele para o resto da casa. Desse jeito ele vai associar sua presença à liberdade.

Deixe que ele te veja andar pela casa, cumprimente ele e depois de algumas horas o libere para o resto da casa. Mas não o deixe solto por muito tempo, retorne ele para o seu espaço depois de 20 minutos. É indicado que apenas após o primeiro ano o cão tenha total liberdade para circular 24h pela casa, assim ele estará educado e vai saber o que pode ou não fazer.

Brinque com seu cão, mas também estimule que ele brinque com outras pessoas e outros cães. Leve seu cãozinho para passeios em parque ou para passear junto com algum amigo seu que também tenha cachorro. Um cão socializado é um animal mais tranquilo e feliz.

Benefícios

Para você, vai trazer o benefício de saber que se precisar deixar seu cão sozinho ele vai ficar bem. E no caso de precisar passar muito tempo longe, vai poder ir tranquilo, mesmo morrendo de saudade saberá que ele vai ficar melhor que você.

Para o cão os benefícios são muitos, além de evitar a ansiedade de separação e possível depressão, seu cão vai ser um animalzinho muito mais tranquilo. Ele ainda vai te amar e ser carinhoso, mas não vai ter qualquer problema causado pela ansiedade.

A criação independente também evita a dermatite por lambedura, que é quando cães ansiosos lambem muito as patas até criar feridas. Sua casa também vai estar mais inteira quando voltar, cães com ansiedade costumam roer e destruir as coisas, enquanto cães criados de forma independente são mais tranquilos e também mais felizes que cães dependentes.

A Revista Pet em Foco tem como objetivo debater e informar sobre os mais diversos assuntos voltados para os animais de estimação, com um foco maior nos cachorros.

  
Endereço: Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá - Belo Horizonte - MG
Telefones: (31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
Email: pet@emfocomidia.com.br

Pet em Foco - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SITEFOX