Xixi errado tem solução | Natália Vitoriano

Publicado em 06/09/2017

Um problema que sempre incomoda os donos de cachorro é o xixi no lugar errado, que pode acontecer com adultos e filhotes. Esse comportamento pode ocorrer por não saberem o local correto de se aliviar ou por quererem chamar a nossa atenção.

Para ajudar nosso peludo a acertar o xixi, o primeiro passo é deixar claro para ele onde é o seu banheirinho, e, para isso, precisamos escolher um local ideal, afastado da sua caminha e dos potinhos de ração e água, pois os cães não costumam fazer suas necessidades perto de onde descansam ou comem.

Escolhido o local, podemos prepará-lo com jornal, tapetes higiênicos, educadores sanitários ou o que for de preferência dos donos. O cachorro tem que ter acesso irrestrito ao seu banheiro e é preciso deixá-lo sempre limpo, pois os cães tendem a não utilizá-lo se estiver muito sujo.

Depois de preparar o banheiro adequadamente, é preciso ensinar o cão a utilizá-lo. Os cachorros normalmente fazem suas necessidades após as refeições e brincadeiras, ou quando acordam, então, depois destes momentos devemos levá-los ao banheiro e aguardar que eles façam suas necessidades, e no momento que o fizerem, o recompensamos!

Para os filhotes, o ideal é os levá-los ao banheirinho sempre que percebemos um longo período sem fazer xixi, pois eles não conseguem conter essa vontade por muito tempo, então, quando sentem vontade acabam fazendo no local errado por não conseguirem chegar até o banheirinho a tempo, mesmo que já saibam o local correto.

Quando o cão sabe onde é o banheiro e mesmo assim faz o xixi no local errado, não devemos dar broncas, pegar no colo para levar ao local correto ou mesmo limpar imediatamente, o cão pode entender esses atos como forma de ter sua atenção, aumentando assim frequência dos erros.

O ideal é ignorá-lo neste momento e limpar o local sem que ele veja.

Ensinando com carinho e paciência o cão a utilizar o seu banheirinho e ignorando os xixis errados, o pet logo vai aprender o local correto e não vai mais errar!

Por Natália Vitoriano, adestradora e franqueada da Cão Cidadão

Categorias

Últimas publicações



Feira pet mostra força do setor

05/10/2018 Notícias



Redes Sociais

Assine Nossa Newsletter

Receba os últimos artigos e notícias sobre pets diretamente em seu e-mail:

A revista Pet Em Foco é uma publicação da
Em Foco Mídia

A Revista Pet em Foco tem como objetivo debater e informar sobre os mais diversos assuntos voltados para os animais de estimação, com um foco maior nos cachorros.

  
Endereço: Rua Conselheiro Galvão, 68 - Jaraguá - Belo Horizonte - MG
Telefones: (31) 2552-2525/3441-2725/99998-8686
Email: pet@emfocomidia.com.br

Pet em Foco - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SITEFOX